Notícias

Surto de sarampo preocupa São Bernardo; sábado (20) é Dia D de vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a imunização contra sarampo nos jovens na faixa de 15 a 29 anos, considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina.

Municípios como Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, onde há circulação do vírus, vêm realizando campanhas de vacinação desde o último dia 11/07.

A finalidade é imunizar, nas cinco cidades, mais de 900 mil jovens e adultos nessa faixa-etária. Neste sábado, dia 20, haverá um Dia D de imunização nos postos de saúde.

Veja aqui os endereços dos postos de saúde de São Bernardo


Quem deve tomar a vacina
O SUS oferece duas vacinas que protegem contra o sarampo: a vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola; e a vacina tetra viral, que protege ainda contra a caxumba, a rubéola e a varicela.

De acordo como Calendário Nacional de Vacinação, a vacinação contra o sarampo está indicada da seguinte forma:

Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade têm indicação para receber duas doses de vacina contendo componente sarampo, sendo a primeira dose aos 12 meses com a vacina tríplice viral e uma dose aos 15 meses com a vacina tetra viral (esta dose corresponde à segunda dose da tríplice viral e à primeira dose da varicela).

A tetra viral pode ser dada a crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias que não tenham sido vacinadas oportunamente aos 15 meses. Pessoas de cinco a 29 anos não vacinadas ou que estejam com esquema incompleto devem receber a vacina tríplice viral conforme a situação encontrada. O indivíduo é considerado vacinado quando comprovar o recebimento de duas doses de vacina contendo componente sarampo.

Pessoas de 30 a 49 anos não vacinadas têm indicação para receber uma dose de vacina tríplice viral.

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Com informações da assessoria de imprensa da SES


Veja também:

Plataforma reúne solteiras e solteiros da cidade; cadastre-se grátis

Sem Parar lançar promoção com adesão e três meses grátis


Compartilhe!