Piscinão do Paço não passa no teste; e agora?

Atualizado às 21h33

A rápida chuva desta sexta-feira (07) foi suficiente para provocar alagamentos na região central de São Bernardo e em bairros como Demarchi, Jardim Silvina e Jardim Belita.

Nas redes sociais, moradores publicaram fotos e vídeos de diferentes vias com pessoas ilhadas e carros tomados pela lama.

No Centro, as obras de drenagem iniciadas ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho e entregues pelo atual prefeito Orlando Morando (PSDB) no ano passado parecem não ter sido capazes de absorver o volume de água que caiu em poucos minutos.


Só o Piscinão resolve?
O Piscinão é parte do Projeto Drenar que incluía a canalização de, pelo menos, cinco córregos, e a construção de uma galeria na rua Jurubatuba.

Cerca de R$ 353 milhões foram investido nesse conjunto de obras que tem como tarefa absorver e canalizar a água para o reservatório construído sob a esplanada do Paço Municipal.

Vale destacar que o Piscinão comporta 220 milhões de litros de água e, segundo a administração municipal, teria capacidade de armazenar as águas pluviais de toda a região central.

A cidade também conta com outros 14 piscinões de menor capacidade, sendo 10 administrados pelo governo estadual.

Chuva forte em tempo reduzido e lixo acumulado podem ter contribuído para os alagamentos em vias como Prestes Maia e Marechal Deodoro na data de hoje (07).


Prefeito fala em “avanços”
Em vídeo publicado nas redes sociais, Orlando Morando (PSDB) falou sobre a chuva desta sexta. “Quem sabe a forma como sofríamos, sabe como estamos melhores”, declarou o prefeito. Veja abaixo!


Mais chuva a caminho
O volume de água que caiu na cidade nesta sexta foi intenso: no Centro (39,98 mm de água), Demarchi (47 mm) e Jardim Silvina (40,3 mm). Estavam previstos cerca de 30 mm para o dia todo.

A meteorologia indica que o tempo deve seguir nublado no final de semana com possibilidade de mais chuva forte em São Bernardo e região.

Com informações do Repórter Diário

Compartilhe!