A Universidade Federal do ABC (UFABC) divulgou uma nota oficial na manhã desta quinta-feira (12) na qual informa sobre o caso de um aluno suspeito de ter contraído o novo coronavírus.
De acordo com o texto da instituição, o estudante está matriculado na unidade de São Bernardo e já se encontra em isolamento domiciliar, aguardando o diagnóstico final.
Uma reunião com autoridades de saúde das cidades de Santo André e São Bernardo foi agendada discutir o caso.
Leia abaixo, na íntegra, a nota divulgada pela UFABC:
Ontem (11/03), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o novo Coronavírus (COVID-19) ao status de pandemia. Na mesma data, por volta das 22h30, a Reitoria tomou conhecimento sobre um caso suspeito na UFABC, de discente do campus de São Bernardo do Campo, que já se encontra em isolamento domiciliar, conforme recomendação da vigilância epidemiológica.Aguarda-se a confirmação do diagnóstico.
A equipe gestora da Universidade realizou reunião na manhã de hoje (12/03), constituiu um comitê estratégico para lidar especificamente com o assunto no âmbito da UFABC e acionou as secretarias de saúde de São Bernardo do Campo e de Santo André, bem como a coordenação de controle de doenças da secretaria de saúde do Estado de São Paulo. Nesta tarde ocorrerá reunião com tais representantes para elaboração de protocolos de contenção e orientação do grupo local de controle epidemiológico do Coronavírus, com canal de comunicação para registros de casos.
Vale ressaltar que o MEC publicou uma portaria nesta data que constitui um Comitê Operativo de Emergência (CoE) para monitoramento da questão, com representação da ANDIFES.
Reiteramos a recomendação de que a comunidade mantenha monitoramento permanente quanto a possíveis sintomas e reforce os protocolos de prevenção e higienização. Atualizações acerca dos desdobramentos serão divulgadas nas próximas horas.
Cordialmente, Reitoria UFABC.
SITUAÇÃO NO PAÍS
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira 12), durante coletiva de imprensa, oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil.
O país agora conta com 60 pessoas com a doença. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e Rio Grande do Sul (mais dois pacientes).
Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos. Outros 947 foram descartados.
Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Minas Gerais (1), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (4), Paraná (6), Alagoas (1), Espírito Santo (1).
PRIMEIRO CASO DE TRANSMISSÃO LOCAL
O Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso de transmissão local do coronavírus. Um homem de 72 anos participou de um congresso médico e contraiu o vírus no evento. Logo em seguida, ele contaminou a esposa.
COMO SE PREVENIR
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações se estiver doente;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Não compartilhe objetos pessoais.