Memória

Saiba por que São Bernardo faz aniversário em 20 de agosto

De acordo com o jornalista e memorialista Ademir Médici, é possível considerar que São Bernardo do Campo possui, ao menos, duas datas de fundação para chamar de suas.

Sabe-se que boa parte da região do Grande ABC é originária da antiga Villa de Santo André da Borda do Campo, fundada em 08 de abril de 1553.

Em 1953, um impasse político tomou conta das cidades de Santo André e São Bernardo, esta última emancipada da primeira poucos anos antes (leia abaixo).

A discussão entre as duas envolvia a celebração do 4º Centenário (1553-1953) de fundação da Villa. Qual delas teria direito a celebrar o aniversário em abril?

De forma política, São Bernardo cedeu e passou a comemorar em 20 de agosto, data que marca a morte do santo (São Bernardo de Claraval) cujo nome batiza o município.

Apesar da mudança no calendário, a tradição manteve a contagem desde 1553 e por isso, neste ano de 2021, celebra-se o aniversário de 468 anos da cidade.


EMANCIPAÇÃO

No dia 30 de novembro de 1944 foi promulgado o decreto autorizando a emancipação de São Bernardo do Campo e de dezenas de outros municípios paulistas.

Aquele documento anunciava que, a partir de 1º de janeiro de 1945, a cidade conquistaria a autonomia definitiva, deixando de ser distrito de Santo André.

Sendo assim, apesar do 20 de agosto ser a data oficial, a São Bernardo do Campo, constituída como município autônomo, é uma “jovem” com pouco mais de 76 anos de idade.

Compartilhe!