Neste mês de outubro, a Termomecanica São Paulo S/A (TM) celebra 78 anos de fundação, mantendo-se líder no setor de transformação de metais não ferrosos em produtos semielaborados e produtos acabados.
É da fábrica de São Bernardo que saem barras, vergalhões, perfis, fios, laminados, tubos para refrigeração, tubos para aplicação industrial, tubos para condução de água e gás, entre outros itens.
Com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares, a TM foi fundada em 1942 pelo Engenheiro Salvador Arena, empresário de origem líbia que investiu apenas 200 dólares na implantação da companhia.
O sucesso da TM, inicialmente instalada em um galpão na capital paulista, fez com que Arena procurasse por um terreno maior, o que o levou a escolher São Bernardo do Campo.
A fábrica do Rudge Ramos foi construída na década de 1950, pouco tempo antes da chegada das montadoras e em meio ao crescimento econômico impulsionado pela abertura da rodovia Anchieta.
Salvador Arena faleceu em janeiro de 1998, mas a Termomecanica seguiu seu rumo de crescimento, abrindo unidades e escritórios em outras cidades e países, e ampliando o leque de produtos, como mostra o recém-ingresso no mercado de alumínios.
No vídeo institucional abaixo, produzido em 2019, é possível conhecer um pouco mais sobre a empresa e sua contribuição para a comunidade local.
Vídeo: Reprodução / Youtube Termomecanica
O FUTURO DA TERMOMECANICA
Em artigo publicado nesta semana, Luiz Henrique Caveagna, diretor geral da Termomecanica, conta um pouco sobre como a empresa driblou a crise na pandemia e fala dos planos para o futuro. Leia aqui na íntegra.
OUTRA ANIVERSARIANTE
Quem também fez aniversário nos últimos dias foi a fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo, a primeira da montadora no país, que aproveitou a ocasião para inaugurar uma nova linha de produção. Veja os detalhes neste link.