Em reunião com o prefeito Orlando Morando realizada ontem (29), o atual secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy, antecipou o anúncio da contratação para execução e construção do BRT ABC.
De acordo com Baldy, as obras do sistema rápido de transporte por ônibus, que ligará o ABC à Capital, devem começar já nas próximas semanas. O secretário prometeu o início da operação do sistema até dezembro de 2022.
O projeto original aponta que o BRT terá 15 km de extensão e 19 estações distribuídas entre São Bernardo, Santo André e São Caetano, permitindo integração com o trólebus e metrô (Linha 2-Verde).
Mais de R$ 1 bilhão custeados pela iniciativa privada serão empenhados em todo o trajeto, incluindo na conta os gastos com construção do sistema viário, desapropriações e terminais.
Um artigo publicado pelo site Diário do Transporte traz um histórico completo das tratativas envolvendo o BRT. Leia aqui na íntegra.
E O METRÔ?
O projeto do BRT corre em paralelo ao do Metrô que iniciou estudos para implantação da Linha 20-Rosa com estações na região do Grande ABC, ampliando as alternativas de acesso à Capital. Saiba mais a respeito aqui.
Com informações de agências