Cotidiano

Morto há 200 anos, Napoleão Bonaparte é nome de rua em São Bernardo

Napoleão Bonaparte chegou ao poder em 1799, na esteira da Revolução Francesa, e em 1804 se autoproclamou Imperador. Ele governou a França por 15 anos e iniciou reformas importantes no país, como o Código Civil e o Tribunal de Contas.

Ele também declarou guerra às monarquias da época e conquistou quase toda a Europa. Detido pelos ingleses em 1815 após a derrota na batalha de Waterloo, morreu no exílio em 5 de maio de 1821, aos 51 anos, na ilha de Santa Helena.

Nesta quarta-feira (05), uma cerimônia realizada em Paris marcou os 200 anos da morte de Bonaparte, mas o legado do imperador é controverso e muitas pessoas criticaram a homenagem oficial.

Entre as polêmicas acumuladas por Napoleão, está o restabelecimento da escravidão nas colônias do país, além da fama de autoritário e misógino.

Distante mais de 9.400 quilômetros da capital francesa, a cidade de São Bernardo do Campo guarda uma discreta homenagem ao controverso imperador que, como se sabe, nunca esteve no Brasil, mas influenciou parte da história do país.

A Rua Napoleão Bonaparte, entranhada no Planalto, é formada por casas modestas que em nada lembram os castelos do século 18. Apesar dos esforços da nossa equipe, não foram encontrados, até o momento, documentos que indiquem quando a mesma foi batizada e quem sugeriu o nome.

A título de curiosidade, outro personagem importante da política francesa também está presente naquele bairro. A Rua Charles de Gaulle (que faz esquina com a Napoleão Bonaparte) leva o nome do general que liderou as forças francesas durante a Segunda Guerra Mundial.

E antes que nos perguntem, há sim uma Rua Paris em São Bernardo, localizada na Vila Caminho do Mar, no Rudge Ramos. Assim como também existe a Rua França, na Vila Santa Luzia, na região do Taboão.

Com informações do UOL e Centro de Memória de SBC

Compartilhe!