Morreu nesta sexta-feira (29), o Sr. João Gava, um dos homens mais longevos da história da cidade.
Nascido no antigo Bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, Gava viveu em São Bernardo até os 43 anos. Depois se mudou para Santos.
Antes da pandemia, o velho marceneiro voltava todo mês ao Grande ABC para consultas com seu médico e participava das reuniões do Centro de Memória.
Ele fazia questão de subir e descer a serra de ônibus todas as vezes. Mesmo aposentado, ainda mantinha uma pequena oficina em casa para fabricação de objetos de madeira.
Em nota, a Secretaria de Cultura de São Bernardo lamentou a morte do ilustre são-bernardense. Leia o texto abaixo na íntegra.
“Hoje a memória de São Bernardo ficou um pouco mais pobre: faleceu aos 109 anos, recém completados, João Gava, ilustre colaborador do Serviço de Memória de São Bernardo do Campo.
João Gava, um dos homens mais longevos da história da cidade, nasceu no antigo Bairro dos Meninos (Rudge Ramos) em 26 de abril de 1913. Filho de um carroceiro e uma camponesa, João se casou três vezes e teve um filho, Antonio, já falecido.
Nestes tempos mais recentes, a vitalidade que mantinha mesmo após completar um século de existência se tornaria notória e ele ganharia espaço em veículos da imprensa regional, trazendo suas ricas experiências a um vasto público.
Também se tornou um assíduo colaborador do Centro de Memória de São Bernardo, compartilhando, em reuniões mensais, suas histórias sobre os mais variados assuntos com outros antigos moradores, por meio do projeto Conversas de Memória. Reuniões sempre registradas em vídeo, para que essas experiências únicas possam atravessar gerações.
A Secretaria de Cultura e Juventude se solidariza com os amigos e familiares.”