Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por iniciativas relacionadas à conscientização de mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.
As ações incentivam as mulheres a realizarem a mamografia que ajudam no rastreamento dos casos ainda em estágios iniciais, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade.
Em apoio ao movimento, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social está organizando uma campanha para arrecadação de lenços, bijuterias e batons que serão destinados a mulheres em tratamento do câncer.
Os postos de coletas estão espalhados por todo o estado, acontecendo nas sedes das 26 Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS. Na DRADS Grande São Paulo ABC, os objetos podem ser doados na Avenida Portugal, 397 – 3º andar, salas 302/304 – Centro, Santo André .
O período de arrecadação será encerrado na primeira semana de novembro. Na sequência, os objetos arrecadados serão doados a instituições e hospitais ligados à saúde da Mulher.
De acordo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. A cada ano surgem cerca de 25% novos casos em todo o mundo e 29% no Brasil.
Em 2020, no Brasil, 18.032 pessoas morreram em decorrência da enfermidade, sendo 17.825 mulheres e 207 homens.