Notícias

São Bernardo promove dia de exames gratuitos

A Prefeitura de São Bernardo realiza neste sábado (22/10) o Dia D do Outubro Rosa, que marca as ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e de colo de útero. Na data, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade ficarão abertas das 8h às 17h para reforçar o atendimento das mulheres, com coleta de exame de Papanicolau, palestras educativas e atualização da carteira de vacinação.

Além da ampliação da oferta de exames e palestras, as unidades dos bairros Vila Dayse, Jordanópolis, Vila São Pedro, Vila Euclides e Alves Dias contarão com programação especial, composta por quick massage, aplicação de máscaras de argila, orientação multiprofissional com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), corte e doação de cabelo e lenços, atendimentos odontológicos, rodas de conversa, serviço de detecção de câncer bucal, mutirão de implantação de DIU (dispositivo intrauterino) e entrega de lembrancinhas confeccionadas pelo Programa De Bem com a Vida. A programação de cada UBS pode ser conferida nas próprias unidades: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.

MAMOGRAFIA – A Unidade Móvel de Mamografia também faz parte dos equipamentos que ofertarão atendimento durante o Dia D. A carreta municipal atenderá demanda espontânea para todas as faixas etárias na Praça da Igreja Matriz, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h. Nos demais dias, a demanda é espontânea e sem necessidade do pedido médico para pacientes entre 50 e 69 anos. Para as demais faixas etárias, o exame é agendado pelas UBSs e as pacientes precisam apresentar o pedido médico.

Compartilhe!