Quatro hospitais públicos do Grande ABC estão entre os 20 considerados mais eficientes e bem avaliados pelos usuários. O reconhecimento ocorreu em uma premiação inédita realizada na terça-feira (8/11).
O Hospital Estadual Serraria, em Diadema, ficou na terceira posição. Em seguida, aparecem o Hospital Estadual Mário Covas (7º), em Santo André, e o Hospital Municipal Universitário (12º) e o Hospital de Clínicas (19º), ambos em São Bernardo do Campo.
O prêmio é uma iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES) e Organização Nacional de Acreditação (ONA). A distinção reconhece as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança oferecida aos pacientes.
Foram reconhecidos os 40 hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizados em 11 diferentes estados do país. Ao todo, foram avaliados 136 hospitais públicos do Brasil.