Notícias

São Bernardo lança Operação Pé D’Água para prevenção de acidentes causados pela chuva

Em continuidade ao amplo investimento realizado pela Prefeitura de São Bernardo para minimizar o impacto das chuvas e preservar vidas, o prefeito Orlando Morando lançou a sexta edição da Operação Pé D´Água.

A força-tarefa, que irá vigorar até 15 de abril de 2023 – período em que são observados os temporais de verão –, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

Dentro das ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos espalhadas pela cidade até o próximo dia 5 de dezembro. A ação foi instituída pelo decreto nº 19.915, de 6 de fevereiro de 2017.

ATENDIMENTO 24 HORAS – Durante Operação Pé D´Água, as equipes da Defesa Civil municipal estarão em alerta para atuar em casos de enchentes, solapamentos de margens de córregos, movimentação e deslizamento de terra, abalos estruturais e quedas de árvores. Os munícipes poderão acionar a Prefeitura por meio do telefone 199, com atendimento todos os dias da semana, durante 24 horas.

PREVENÇÃO CONTÍNUA – A Prefeitura de São Bernardo mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos. A Administração investiu R$ 350 mil nos trabalhos de limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço, que tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. Foram retiradas aproximadamente 2.400 toneladas de material, entre resíduos e garrafas pet. Soma-se a isso o trabalho de construção de taludes. Desde 2017, a Administração já realizou obras de contenção de encostas em 30 pontos do município. Entre as regiões contempladas estão Vila Esperança, Cooperativa, Vila São José, Ferrazópolis, Jardim Silvina, Jardim Limpão, Golden Park, Vila São Pedro, entre outros.

Compartilhe!