Se estivesse vivo, Ayrton Senna da Silva estará com 63 anos de idade, completados no último dia 21 de março.
O super campeão não nasceu ou morou em São Bernardo do Campo, mas manteve por certo tempo um estreito relacionamento com o município, motivado por um patrocínio.
Em visita à cidade, no ano de 1982, ainda piloto da Banerj/Tranzero de Fórmula Ford 2000, Senna recebeu um troféu das mãos de Robert Gerrety, presidente da empresa, pela conquista do Campeonato Inglês e Europeu daquele ano.
Antes de se consagrar na Fórmula 1, ele assinou um contrato com a montadora Ford, cuja sede brasileira ficava no bairro do Taboão.
![](https://saobernardodocampo.info/wp-content/uploads/2020/05/ayrton-senna-ford-sao-bernardo.jpg)
Ele também atuou em diversas campanhas publicitárias, como garoto propaganda da montadora, incluindo comerciais ao lado de um Escort XR3 (vídeo abaixo).
A Ford acabou presenteando Senna com um modelo 1984, cujo emplacamento, é claro, foi feito em São Bernardo. Infelizmente, não há nenhuma informação sobre o paradeiro do carro.
Anos depois, Ayrton trocaria de patrocinador e se tornaria embaixador da Audi no Brasil, interrompendo seu “elo” com o ABC, mas o campeão, morto em 1° de maio de 1994, acabaria eternizado por aqui com algumas homenagens.
Batizadas com seu nome, há uma escola pública da rede estadual no bairro Terra Nova II e três ruas, sendo uma no Jardim Calux, outra no Alto Industrial e mais uma no Alvarenga.
![](https://saobernardodocampo.info/wp-content/uploads/2020/05/ayrton-senna-escola-sao-bernardo.jpg)
A escola recebeu, em 2019, a visita do narrador Galvão Bueno, que conversou com os alunos sobre as conquistas de Ayrton Senna (leia aqui).
Com informações do UOL e Agência Estado