Notícias

Billings pode ganhar transporte aquático inédito

Os moradores da região da Represa Billings, na Zona Sul de São Paulo, podem ter nos próximos anos um novo modal de transporte hidroviário.

A SPTrans iniciou os estudos e um consórcio contratado começaram a realizar estudos de licenciamento ambiental e o projeto de implementação de uma embarcação que transportará passageiros entre a Pedreira, na Cidade Ademar, e o Parque Residencial Cocaia, no Grajaú.

O projeto, intitulado Aquático SP, foi previsto em uma lei sancionada em 2014 pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), com autoria do então vereador Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da capital.

A norma criou o Sistema de Transporte Público Hidroviário e previu sua integração ao sistema de transporte já existente em São Paulo, com custeio mediante tarifa, assim como ocorre com os ônibus.

A ideia é que as pessoas que moram na região da Billings utilizem o Aquático em conjunto com os ônibus da região, que enfrentam congestionamentos constantes.

A prefeitura de São Paulo promete entregar o Aquático na Billings até 2024, último ano do atual mandato de Ricardo Nunes, e afirma que ele beneficiará 385.000 pessoas, com a expectativa de transportar 10.000 passageiros por dia na travessia por barcos.

A prefeitura de São Bernardo já havia cogitado utilizar o transporte sobre as águas para levar passageiros na região da Billings, utilizando um barco chamado de catamarã.

Uma empresa chegou a ser contratada para realizar o projeto funcional do sistema, mas a ideia não avançou.

Compartilhe!