Cotidiano

Empresários pedem que São Bernardo autorize implantação de parklets

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) está solicitando junto às prefeituras da região, a regulamentação para a implantação de parklet.

Essa mini praças são uma extensão da calçada e ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos de conforto e lazer.

Atualmente, apenas Santo André tem o projeto regularizado e instalado em frente a alguns estabelecimentos, no Bairro Jardim.

Para o presidente do Sehal, Beto Moreira, há uma tendência crescente para essa demanda. “Além do embelezamento do local e boa área de convivência, o espaço aumenta a capacidade de assentos e atende melhor ao público.”, explica Beto.

Segundo ele, a necessidade de estar em espaço aberto surgiu com o fim da pandemia e também agrada aos clientes que preferem ficar em locais ao ar livre.

A instalação em Santo André é permitida, conforme o decreto municipal nº 17.212 de 29 de julho de 2019, que prevê locais específicos, distância de esquinas, entre outros dados técnicos.

Compartilhe!