Cotidiano

São Bernardo vai produzir ônibus elétricos para o Pará

O Governador do Pará, Helder Barbalho esteve na última sexta-feira, 02 de fevereiro, na fábrica da Eletra, localizada em São Bernardo . A visita tinha como objetivo a inspeção dos ônibus elétricos que serão adquiridos pelo governo para o BRT-Metropolitano de Belém.

A Eletra fornecerá a tecnologia para os 40 ônibus elétricos adquiridos pelo governo, os quais servirão ao sistema de transporte de Belém e região metropolitana.

Os ônibus elétricos fornecidos pela Eletra são do modelo E-Bus, com 12,1 metros de comprimento, piso alto e capacidade para 75 passageiros e um cadeirante. Possuem autonomia de até 250 km, sendo veículos de zero emissão de poluentes, confortáveis e equipados com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregamento de celulares.

Durante a visita, o governador e a vice-governadora tiveram a oportunidade de experimentar um dos ônibus, em uma viagem conduzida pela presidente da Eletra, Milena Romano.

O governador detalhou que os ônibus atenderão diversas cidades da região metropolitana de Belém e confirmou a entrega para o segundo semestre de 2024, destacando a importância do transporte coletivo para a qualidade do meio ambiente, especialmente diante da próxima COP30, conferência internacional do clima, que será sediada por Belém em 2025.

Os ônibus contam com tecnologia de tração elétrica e integração de diversas empresas brasileiras, como a Eletra, a Caio, a WEG e a Mercedes Benz, esta última responsável pela fabricação dos chassis em São Bernardo do Campo (SP).

Toda a linha Eletra é produzida em uma área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, com capacidade de produção de até 150 ônibus elétricos por mês, com possibilidade de expansão conforme a demanda.

Compartilhe!