O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) realizou na última quarta-feira (20) uma operação que teve como alvo uma alegada “máfia do guincho”, incluindo em São Bernardo.
Sob o nome ‘Operação Pitágoras’, a ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em colaboração com promotores de Justiça e policiais militares do BAEP.
O foco principal da operação foi investigar organizações criminosas compostas por empresários do ramo de pátios de estacionamento e guinchos. Segundo o MP-SP, os suspeitos estariam envolvidos em esquemas fraudulentos relacionados a licitações para a guarda e remoção de veículos apreendidos por delegacias seccionais e órgãos públicos na cidade.
Além de São Bernardo do Campo, os mandados de busca e apreensão foram executados em outras localidades, como Santo André, São Jpsé dos Campos, Cruzeiro, São Paulo, Barueri, Osasco, Cotia, São Lourenço da Serra, Diadema, Rio Grande da Serra, Guarulhos, Campinas, São José da Bela Vista, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Itirapina, Regente Feijó, Casa Branca, Onda Verde e Porto Feliz.
A ‘Operação Pitágoras’ foi desencadeada após investigações da 1ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil de São José dos Campos, que identificou indícios de conluio entre empresas em pregões eletrônicos realizados em delegacias seccionais da região. Este achado motivou a ação coordenada pelo Ministério Público.