Cotidiano

São Bernardo quer saber qual o nível de alfabetização dos alunos da cidade

Entre os dias 4 e 15 de agosto, 41 mil alunos de 75 escolas do Ensino Fundamental de São Bernardo participarão da segunda etapa da Avaliação Formativa de Alfabetização, promovida pela Secretaria de Educação.

A ação tem como objetivo acompanhar a aprendizagem, identificar o estágio atual da alfabetização dos estudantes e orientar práticas pedagógicas com base nos resultados da primeira avaliação, aplicada em março.

Cerca de 3.100 profissionais da educação estarão envolvidos, além de 400 aplicadores externos, que garantem a imparcialidade do processo.

As provas foram desenvolvidas para apoiar o replanejamento pedagógico do segundo semestre, com foco em garantir que todos os alunos do 2º ao 5º ano da rede municipal estejam alfabetizados até o final de 2025.

A primeira edição da avaliação revelou que apenas 29,2% dos alunos do 2º ano estavam plenamente alfabetizados. Outros 15,4% liam sem compreensão, enquanto o restante apresentava níveis variados de leitura ou não sabiam ler.

Segundo o Inep, todas as crianças do país devem ser alfabetizadas até o fim do 2º ano, mas em São Bernardo, apenas 49,9% dos alunos que chegaram ao 3º ano em 2025 atingiram esse patamar.


Compartilhe!