Notícias

Maratona de SBC leva 14 mil às ruas, mas gera críticas por bloqueio de vias

Ruas de São Bernardo do Campo foram tomadas por participantes da 21ª Meia Maratona, realizada no domingo (24). A prova atraiu cerca de 14 mil pessoas em percursos de 21 km, 10 km, 5 km e uma corrida Kids.

A largada e chegada ocorreram na Avenida Kennedy, com o queniano Nicolas Kiptoo vencendo o percurso de 21 km em 1h06min56s. A moradora de Santo André Amanda Capellari, 37 anos, foi a campeã nos 10 km em sua estreia no evento.

A iniciativa também incluiu a Maratona Kids, em parceria com a Arena Sports Looney Tunes. Nos dias anteriores (18 a 22 de agosto), 20 mil alunos da rede municipal participaram de atividades gratuitas; no domingo, 1 mil crianças de 4 a 12 anos correram distâncias entre 50 m e 500 m.

A prefeita Jessica Cormick (Avante), que participou da prova de 5 km, destacou a combinação de “tradição e inovação”, a tranquilidade do evento e o incentivo às crianças. Para o secretário de Esporte e Lazer, Fran Silva, a edição se consolidou como a maior já realizada, unindo diversas faixas etárias.

A organização contou com reforço da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito e bloqueios estratégicos para garantir segurança e fluidez nas vias, como Redenção, Jurubatuba, Maria Servidei Demarchi, Anchieta, Piraporinha, entre outras.

CRÍTICAS AOS BLOQUEIOS

Nas redes sociais não faltaram críticas aos bloqueios de vias realizados para garantir o percurso da prova. Moradores de diversas regiões da cidade questionaram a falta de comunicação e a preocupação com a demora na liberação de ruas e avenidas.

Mesmo quem participou da corrida reconheceu que fechamento de acessos da rodovia Anchieta poderia causar problemas de deslocamentos. “Cumpri os 5km para os quais me inscrevi e fiquei preso no acesso ao Centro. Acho que faltou comunicação prévia e mais alternativas para os motoristas”, conta o engenheiro João Rodrigo, de 32 anos.


Compartilhe!