Cotidiano

Judocas do Japão treinam com atletas de São Bernardo em intercâmbio

Em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, a equipe de judô da Força Marítima de Autodefesa do Japão realizou um treinamento de intercâmbio com atletas locais no Centro de Excelência de Judô, localizado na Arena Olímpica de São Bernardo do Campo. O evento foi uma parceria da Prefeitura da cidade com a Federação Paulista de Judô.

O adido cultural do Japão no Brasil, Eiji Takeya, destacou a importância do intercâmbio, ressaltando a relevância do judô, trazido pelos imigrantes japoneses, na relação diplomática entre os países. Segundo o presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, o trabalho do centro de treinamento da cidade, tanto no alto rendimento quanto na base, é fundamental para a disseminação da modalidade.

O secretário-adjunto de Esportes e Lazer de São Bernardo, Edinho Montemor, reforçou o compromisso da gestão municipal em ampliar a prática do esporte, com planos de levar núcleos de judô para as escolas. O judoca Nagai Eitaro, da marinha japonesa, expressou sua admiração pela estrutura de treinamento e pela quantidade de praticantes na cidade, afirmando que o treinamento conjunto servirá como preparação para futuras competições.

Inaugurado em agosto de 2021, o Centro de Excelência de Judô de São Bernardo é um dos principais do país, oferecendo suporte completo aos atletas, incluindo a orientação de seis Senseis, além de profissionais de psicologia, medicina e fisioterapia especializados.


Compartilhe!