Variedades

Conheça as melhores escolas estaduais de São Bernardo, segundo o IDEB

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (15) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) correspondentes ao ano de 2019, incluindo o desempenho das escolas estaduais sediadas em São Bernardo do Campo.

A rede compreende as escolas que abrigam estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º) e Ensino Médio. Vale lembrar que, no caso de São Bernardo, o Ensino Fundamental I é de responsabilidade da administração municipal.

Em uma escala que vai de zero a 10, o IDEB é um índice calculado, a cada dois anos, a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados e aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEB de escolas e municípios) e do SAEB (no caso do IDEB dos estados e nacional).


DESEMPENHO DAS ESCOLAS

Especialistas alertam que, apesar de ser possível realizar uma comparação de desempenho entre as escolas, cada unidade possui suas próprias metas ou é influenciada por diferentes condições, como localização, investimentos realizados e participação da comunidade.

Nas tabelas abaixo, extraída a partir dos dados do Ministério da Educação, as escolas estaduais sediadas em São Bernardo aparecem por ordem de IDEB.

As colunas trazem os índices dos últimos três levantamentos (2015, 2017 e 2019) no caso do Fundamental II, e dos dois últimos (2017 e 2019), no caso do Ensino Médio. Os resultados destacados em verde mostram que a escola atingiu a meta proposta naquele ano.


ENSINO FUNDAMENTAL II


ENSINO MÉDIO

Legenda:
* Número de participantes no SAEB insuficiente para que os resultados sejam divulgados;
** Sem média no SAEB: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado;
*** Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep.


VEJA TAMBÉM:

Conheça as melhores escolas municipais de São Bernardo

Ranking traz as melhores escolas particulares de São Bernardo


Compartilhe!