A Prefeitura de São Bernardo anunciou o lançamento do edital para a criação do Fórum Social de Mudanças Climáticas, iniciativa que reunirá sociedade civil, especialistas e poder público em um espaço permanente de diálogo.
O objetivo é discutir os impactos do clima, além de estratégias de adaptação e resiliência no município. O tema também estará em pauta na COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).
O Fórum será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e busca tornar a população protagonista na construção de soluções para enfrentar os efeitos do aquecimento global. Relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) indicam que a participação das comunidades é fundamental para reduzir vulnerabilidades e fortalecer a capacidade de adaptação dos territórios.
Para a prefeita Jessica Cormick, o projeto representa um compromisso direto com a agenda climática global.
— O Fórum é uma oportunidade de construirmos soluções conjuntas e preparar nossas políticas públicas para os desafios atuais. É a chance de moldar a cidade que queremos — destacou.
Além da relevância local, a criação do Fórum conecta São Bernardo à COP 30, que discutirá questões como a redução das emissões de gases de efeito estufa, a transição energética, a adaptação climática e a preservação da Amazônia.
Como participar
Poderão se inscrever organizações da sociedade civil (com um representante titular e um suplente) e pessoas físicas com atuação comprovada em mudanças climáticas.
O prazo de inscrição vai até hoje, 1º de setembro, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em: https://tally.so/r/mOxLpR