A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo para aumentar a resolutividade da Atenção Básica foi reconhecida pela Fiocruz como uma iniciativa inovadora e passa a integrar a Rede ColaboraAPS (Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde).
O projeto “Matriciamento como ferramenta de gestão: fortalecimento e melhora da resolutividade da atenção primária em saúde” foi selecionado entre 29 experiências de um total de 472 propostas inscritas. São Bernardo é a única cidade do ABC a ter ação contemplada.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Jean Gorinchteyn, o trabalho incluiu revisão das filas de regulação e a adoção do matriciamento, em que médicos e dentistas discutem os casos com as equipes das UBSs. “Em algumas especialidades, como dermatologia, mais de 52% dos casos puderam ser absorvidos pela Atenção Básica, reduzindo uma fila de espera que já foi de 12 mil pessoas em julho de 2023 para uma demanda regulada atualmente”, afirmou.
O matriciamento é realizado de forma virtual, presencial ou pelo deslocamento de equipes até as UBSs. A prática permite avaliar quais pacientes podem ser atendidos na rede básica, diminuindo a fila de especialistas e qualificando o atendimento.
De acordo com a Prefeitura, a experiência fortalece a integração da rede de saúde e otimiza recursos. “A rede de Saúde de São Bernardo está sempre sendo reconhecida com experiências inovadoras, mostrando o que o SUS tem de melhor. É motivo de orgulho para a cidade e para os profissionais que se dedicam todos os dias à população”, destacou Gorinchteyn.