O governo de São Paulo republicou o edital de concessão para modernizar 14 travessias hídricas, incluindo a balsa João Basso, em São Bernardo do Campo. O leilão está marcado para 13 de novembro, na B3, em São Paulo.
A Parceria Público-Privada (PPP), com prazo de 20 anos e investimentos de R$ 2,5 bilhões, prevê a substituição da frota por 45 novas embarcações, sendo a maioria elétrica, e a construção de terminais modernos. O sistema atual transporta cerca de 21 milhões de usuários por ano.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a atualização do edital atendeu a pedidos de investidores para ampliar os estudos, garantindo maior segurança jurídica e competitividade no certame. O contrato assegura a manutenção da tarifa atual e das gratuidades.
Especificamente para a travessia entre o Riacho Grande e o bairro Tatetos, a capacidade será dobrada a partir de 2027, com duas balsas elétricas de 40 vagas cada. O projeto inclui reforma do terminal, recuperação viária e aumento da frequência para quatro viagens por hora nos horários de pico.