São Bernardo foi palco, nesta segunda-feira (20/10), do lançamento do Programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego, criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Sesi e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. O evento foi realizado na unidade Sesi local, com presença do ministro Luiz Marinho, lideranças do setor produtivo e autoridades municipais.
Com foco na educação e empregabilidade, o programa vai oferecer 8 mil vagas gratuitas de EJA Profissionalizante em todo o Estado, unindo conclusão da Educação Básica com formação técnica. As inscrições serão abertas ainda em outubro, e as turmas começam no segundo semestre de 2025, contemplando 12 unidades do Sesi em nove municípios paulistas.
O prefeito Marcelo Lima destacou que a escolha de São Bernardo reforça o papel do município como referência em políticas públicas voltadas à qualificação e inclusão produtiva. Segundo ele, o projeto “vai abrir portas para quem sonhou em voltar a estudar e construir uma nova história profissional”.
De acordo com o Sesi, os alunos terão acesso a conteúdos escolares e profissionalizantes, e, ao concluir o curso, seus dados serão integrados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. O diferencial do programa está na conexão direta entre formação e geração de renda.
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, ressaltou o impacto social da iniciativa. Para ele, o projeto representa a retomada da autoestima e o fortalecimento da dignidade por meio da educação.
Em São Bernardo, o índice de evasão escolar no ensino regular é de 0,72% em 2025. A expansão da EJA Profissionalizante busca reduzir ainda mais esse número, oferecendo caminhos para jovens e adultos que desejam retomar os estudos e melhorar a renda.
Além do novo programa, o município mantém ações de empregabilidade por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, que atua com intermediação gratuita de vagas, qualificação profissional e habilitação de seguro-desemprego.