Cotidiano

São Bernardo lança programa de intercâmbio para professores

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que cria o Conecta São Bernardo – Professor, iniciativa inédita da Prefeitura para promover o intercâmbio internacional de capacitação de docentes da rede pública. A proposta, apresentada pelo prefeito Marcelo Lima, foi aprovada na sessão de quarta-feira (22/10).

A primeira edição do programa está prevista para março de 2026, quando dez professores serão selecionados para uma imersão educacional em país europeu. Durante cerca de uma semana, os profissionais participarão de cursos, congressos e seminários voltados à área da Educação.

Segundo o prefeito Marcelo Lima, o objetivo é ampliar o aprendizado e trazer novas práticas pedagógicas para a rede municipal. “O programa permite uma troca de experiências, um intercâmbio de conhecimento e inovação, fortalecendo a qualificação do ensino em nossa cidade”, afirmou.

Coordenado pelas Secretarias de Educação e Executiva de Programas Governamentais, o Conecta Professor integra a política de formação continuada de servidores da Educação. O critério de escolha dos participantes será baseado no desempenho na Avaliação Formativa aplicada anualmente na rede municipal.

Nesta primeira etapa, serão contemplados três docentes da Educação Infantil, cinco do Ensino Fundamental e dois da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As despesas de viagem e participação serão custeadas pelo município.

Paralelamente, a Prefeitura mantém o Conecta Estudante, que levará 20 alunos da rede pública para intercâmbio cultural e educacional em Dublin, na Irlanda, em julho de 2026. A ação tem foco na imersão em língua inglesa e na vivência internacional.


Compartilhe!