Cotidiano

Volkswagen inicia produção de híbridos em São Bernardo em 2026

A Volkswagen confirmou que começará a produzir veículos híbridos flex (HEV) em 2026 na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. O projeto integra o ciclo de investimento da montadora no Brasil, que totaliza R$ 20 bilhões até 2028, com R$ 2,3 bilhões financiados pelo BNDES.

Segundo a empresa, a produção local usará a plataforma MQB37, uma evolução da atual MQB-A1, preparada para receber sistemas híbridos e tecnologias como ADAS (assistência avançada ao motorista). Modelos como Nivus, Virtus e Polo, atualmente fabricados na Anchieta, poderão receber versões híbridas.

De acordo com o CEO Ciro Possobom, o primeiro lançamento da nova fase poderá ser um modelo híbrido leve (MHEV), desenvolvido sobre a plataforma MQB já usada em veículos como T-Cross e Nivus. Fontes ligadas à montadora afirmam que o projeto interno é chamado de Saga.

O híbrido flex faz parte das metas da Volkswagen para ampliar a oferta de veículos eletrificados no país. A empresa destacou que, até 2026, todos os modelos comercializados no Brasil terão versões híbridas ou híbridas leves.


Compartilhe!