Notícias

‘Hospital veterinário vai sair do papel’, garante Pery Cartola

Pery Rodrigues dos Santos, o Pery Cartola, filho de Glaucia Rodrigues da Conceição e do ex-deputado estadual Waldir Cartola dos Santos, nasceu no dia 3 de março de 1980. Empresário, é pai de duas meninas.

Acompanhando de perto a vida política do pai, filiou-se ao PTB em 1996, atuando posteriormente pelo PPS e Solidariedade, chegando ao PSDB em março de 2016.

Eleito para seu segundo mandato no Legislativo, acabou assumindo neste ano também a presidência da Câmara Municipal.

Pery Cartola concedeu uma entrevista ao SBC INFO na qual respondeu perguntas envolvendo diversos temas da cidade de São Bernardo do Campo.

Legislativo e Executivo
Sobre o desafio de ser presidente da Casa, Pery faz questão de ressaltar a importância do cargo. “A pressão do cargo não me preocupa, mas sei de sua importância e da responsabilidade. O que tenho procurado fazer é tratar as sessões com dinamismo para que tenhamos um Legislativo forte e ágil”, explica.

Com o início das sessões ordinárias, também surgiram os primeiros projetos apresentados pelos vereadores. Indagado sobre os critérios adotados para a fila de votações, Cartola adota uma postura imparcial. “Se está na pauta, vou colocar para votar, independente de partido ou vereador. Tenho que seguir e cumprir o regimento”.

Questionado sobre as cobranças que a população faz aos vereadores, muitas vezes envolvendo temas que cabem diretamente ao Executivo, Pery acredita que trata-se de uma questão cultural. “A percepção de não diferenciar os poderes é cultural. Não tem como mudar de uma hora para outra”, destaca.

A respeito da nova gestão e as recentes polêmicas envolvendo greve de coletores e a paralisação de motoristas de ônibus, por exemplo, garante que nada fugiu do controle. “Acho normal e inevitável que a mudança, no começo, gere efeitos colaterais. É importante que as pessoas tenham paciência para entender qual a intenção do novo governo. Tudo é calculado e feito com responsabilidade”.

Praça Lauro Gomes
A rápida aprovação do projeto de revitalização da Praça Lauro Gomes e a revogação da lei que permitia a instalação da feira de artesanato foram alvo de críticas da oposição que alega não ter havido diálogo suficiente com os artesãos e expositores. “A Câmara entendeu que era um projeto urgente e foram cumpridos todos os regimentos. Eu, particularmente, acho que a praça tem que ser reformada. Ela merece ser entregue a todos os usuários, merece voltar a ser bonita”, diz Cartola.

Especificamente sobre o caso dos artesãos, Cartola acredita que a Prefeitura apresentará uma solução satisfatória. “Os comerciantes que possuem licença continuarão a trabalhar. O assunto se transformou em uma questão política e as coisas não podem ser assim. Eu tenho certeza de que a Prefeitura vai dar um norte para esse pessoal. Agora, nesse primeiro momento, tudo é muito traumático mesmo”, destaca.

Manual
Passadas algumas semanas após o manual de conduta apresentado por Pery Cartola ganhar a mídia nacional, o vereador faz uma avaliação sobre toda a repercussão obtida com o documento. “É importante reconhecer alguns erros. Algumas colocações foram entendidas pela sociedade como excesso e foram retiradas. Como pessoa aprendi muito. Não vou deixar de fazer algo por medo de polêmica, mas é lógico que será feita uma análise melhor, antes de qualquer decisão”.

Ainda sobre o manual, Pery parece não se abalar com as brincadeiras em torno do tema. “Todo dia ainda o pessoal brinca comigo, mas a questão não é a vestimenta, cor da meia ou cumprimento, e sim o compromisso. Como querer respeito das pessoas pela instituição se a própria instituição não as respeita? Se não for feito algo, a população vai continuar com a visão de que o funcionário público não se doa ao máximo. Isso tem que mudar”.

Questão animal
Uma das principais bandeiras de Cartola, durante a campanha, foi a construção de um hospital público veterinário em São Bernardo. Em sintonia com Orlando Morando sobre o tema, o presidente da Câmara não dá prazo, mas garante que o projeto vai sair do papel. “O hospital veterinário vai sair. O projeto está tramitando na Câmara, mas o mais importante é a vontade do Executivo. Já fizemos uma visita ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses, no Rudge Ramos), estudando um possível local. Há ainda umas questões burocráticas, mas estamos perto de realizar esse sonho”, garante.

Ainda sobre a questão animal, um outro projeto de autoria do vereador pode entrar na pauta de votação da Câmara em breve. Trata-se da possibilidade dos parques da cidade aceitarem a circulação de pets como já ocorre em outros municípios. “O projeto é simples e tenho muito vontade de colocar para votação. É algo que não terá, praticamente, nenhum custo para o erário público”.

Compartilhe!