Memória

Famílias de São Bernardo: 130 anos dos Batistini no Brasil

Segundo Itamir L. Orsi, editor do livro Famílias Ilustres e Tradicionais de SBC, e Fábio S. Gomes, autor da série de livros Origem das Famílias de SBC, os primeiros Batistini chegaram ao Brasil em 1887.

Desembarcaram aqui os irmãos Agostinho, Antonio, Carlo, Giácomo, Giovani e Luigi, acompanhados de parentes e da matriarca, dona Pierina.

Hospedados no casarão que abrigava os imigrantes à época, cada um recebeu uma colônia na qual garantiria o sustento cultivando cereais e verduras.

A propriedade de Agostinho deu lugar ao Restaurante Capassi, na Estrada Galvão Bueno. Já o terreno de Luigi ficava nas imediações da rua que hoje leva seu nome.

A terceira colônia, de Antonio, abriga o Restaurante Santo Antônio. Pelas imediações ficavam as propriedades de Giácomo e Carlo. Este doou o terreno para construção da igreja do bairro.

Inevitavelmente, os Batistini se integraram e formaram novas famílias com os Demarchi, Morassi, Feltrin, entre outros.

Na imagem à esquerda, uma Estrada Galvão Bueno semelhante a “do tempo das colônias”, nos anos 70 (Foto: Ricardo Hernandes/DGABC).

À direita, a plantação nas colinas do bairro. Abaixo, bodas de ouro de Matheo Demarchi e Rosa Battistini, neta de Luigi, em 1985 (Fotos: Seção de Pesquisa e Documentação).

Compartilhe!