Notícias

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a comercialização de 38 planos de saúde em função de reclamações. A decisão ocorreu devido a problemas com negativas e demora no atendimento, afetando 14 operadoras. A medida entra em vigor a partir do dia 9 de junho.

A ANS espera que as operadoras melhorarem o atendimento aos beneficiários dos planos, pois somente com a adequação, as operadoras voltam a receber novos clientes. A medida protege aproximadamente 739 mil consumidores dos planos.

Apenas no 1º trimestre do ano, a ANS recebeu cerca de 14.500 reclamações relacionadas a natureza assistencial. Em torno de 12 mil queixas foram consideradas para a análise feita pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. 88,1% das reclamações foram resolvidas por meio da mediação da ANS.

Das 14 operadoras, quatro já tinham planos suspensos desde o ano passado. Outras seis poderão voltar a comercializar 30 produtos que estavam suspensos, devido a melhora de atendimento. Além da suspensão, as operadoras que negarem indevidamente cobertura poderão receber multas que variam de R$80 mil a R$ 250 mil.

Compartilhe!