Atualizado às 22h01
No início do mês de julho, um grupo de familiares de pacientes entrou em contato com o SãoBernardo.INFO alertando sobre a possibilidade de fechamento do Hospital Anchieta, localizado na região central da cidade.
Inicialmente, a informação que circula, reforçada por comentários de funcionários e comerciantes do entorno, é a de que o local deve passar por uma reforma com duração de cerca de dois anos. Há quem acredita que o prédio, inaugurado em 1958, pode ser desativado definitivamente.
Ainda de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, parte dos profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, estaria sendo remanejada para o Hospital de Clínicas, no Alvarenga, enquanto outra parte teria sido demitida.
Em janeiro deste ano, o prefeito Orlando Morando já havia sinalizado a necessidade de uma obra de modernização do complexo, sem dar detalhes a respeito da intervenção. À época, ao jornal ABC Repórter, afirmou que pretendia estudar “a curto prazo, um projeto para colocar o equipamento nos padrões de qualidade condizentes com a sua estrutura”.
Entre usuários do sistema de saúde consultados as preocupações se concentram na possibilidade de queda na qualidade do atendimento, principalmente naquele destinado a quem faz tratamento contra o câncer.
Donos de restaurantes, estacionamentos e de outros estabelecimentos vizinhos temem pelo encerramento de suas atividades com o eventual fechamento do hospital.
Procurada, a Fundação ABC, responsável pela administração do prédio, solicitou que a reportagem acionasse a Prefeitura de São Bernardo para tratar do caso.
Questionada em mais de uma oportunidade, a administração municipal não se pronunciou sobre o tema até o momento.