O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou, nesta segunda-feira (28/07), que o Hospital Anchieta receberá a primeira máquina de radioterapia pública do Grande ABC.
De acordo com a administração municipal, o novo equipamento, adquirido com recursos federais (cerca de R$ 10 milhões) demanda serviços de reforma e modernização da unidade com a construção de um anexo. A previsão de início dos serviços é para dezembro e a expectativa de conclusão das obras é de 24 meses.
Hoje em dia, o município encaminha os pacientes com prescrição de radioterapia para uma empresa privada. Com essa mudança, segundo o Executivo, serão economizados R$ 244 mil mensais.
Mesmo com as intervenções, o Hospital Anchieta deve continuar funcionando normalmente para o atendimento de ambulatório e de oncologia. Pacientes temiam o fechamento definitivo do local e a queda na qualidade do atendimento da rede pública municipal (leia aqui).
“Vamos manter em funcionamento o Anchieta. Optamos por não impactar no aspecto dos leitos”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.