Cotidiano

FEI promove Congresso de Inovação sobre cidade e campo inteligentes em São Bernardo

O Centro Universitário FEI promove a segunda edição do Congresso de Inovação 2017 – Megatendências 2050 que terá como tema “A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”.

Realizado em 9, 10 e 11/10 no campus da FEI em São Bernardo do Campo, o evento vai discutir perspectivas de futuro sob a visão de grandes líderes e como integrar as inteligências urbana e rural no dia a dia das sociedades.

Voltado especialmente aos alunos e docentes da Instituição, o Congresso é um dos maiores eventos sobre Inovação do País e conta com a presença de grandes nomes do jornalismo e da política, além de representes do meio acadêmico e de empresas de relevância nacional e mundial.

Um dos objetivos é preparar e capacitar futuros engenheiros, administradores e profissionais da área de computação para solucionar problemas de alto impacto por meio do uso multidisciplinar das ciências e de tecnologias, tornando-os protagonistas em um cenário de constante mudança.

A cidade inteligente
O primeiro dia do evento será dedicado a painéis que abordarão as cidades inteligentes, debatendo os desafios e suas soluções.

A sessão de abertura tem início às 9h00, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. A Abertura do evento contará com a palestra “Visões de um Desenvolvimento Futuro”, por Júlio Ramundo, Superintendente do BNDES.

Abaixo, confira alguns dos principais painéis do dia:

10h45 – 11h10 – A Cidade e o Campo em 2050: Uma viagem no tempo

A primeira atividade do congresso reunirá os professores Gustavo Donato, coordenador da Plataforma de Inovação FEI e Rodrigo Magnabosco, coordenador de pós-graduação em Engenharia Mecânica da FEI, que comentarão suas impressões e experiências das cidades e do campo para o ano de 2050. A moderação será realizada por Vagner Barbeta, diretor do Instituto de Pesquisas da FEI (IPEI) e coordenador da Agência FEI de Inovação.

11h30 – 13h00 – Os Desafios das Cidades Inteligentes em 2050

Com a moderação do jornalista Wiliam Waack, Wilson Poit, da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo, Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, Wilson Briciom, presidente da ZF América do Sul e VDI e Eduardo Navarro, CEO da Telefônica Brasil, irão abordar as novas soluções para os problemas de água e energia e os novos modelos de gestão dos negócios, de recursos e de pessoas em 2050.

14h30 – 16h00 – As Soluções para Mobilidade e Conectividade

Besaliel Botelho, presidente da BOSCHAL, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford, João Fernando G. de Oliveira, professor de Engenharia de Produção da Universidade de São Carlos, Marco Stefanini, presidente da Stefanini Powering your Business e Antonini Puppin-Macedo, diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil, mediados pelo Jornalista José Emílio Ambrósio, discutirão os impactos da integração da mobilidade e conectividade urbana na sociedade.

A programação completa dos três dias pode ser conferida no site do congresso em www.fei.edu.br/congressodeinovacao.

Compartilhe!