Ícone da Vera Cruz, Tônia Carrero morre aos 95 anos

A atriz Tônia Carrero morreu na noite deste sábado (3) aos 95 anos. A informação foi confirmada pelo canal GloboNews. Ela passava por uma cirurgia em uma clínica particular no Rio de Janeiro quando teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Maria Antonietta Portocarrero Thedim foi uma das atrizes mais consagradas do Brasil. Nasceu em 23 de agosto de 1922 no Rio e se formou em educação física em 1941. Sua veia artística foi despertada em cursos realizados em Paris.

Retornando ao Brasil, aos 25 anos, estrelou seu primeiro filme, “Querida Suzana”, de Alberto Pieralise. Sua beleza chamava a atenção de diretores de teatro e do cinema. A convite do empresário Franco Zampari, integrou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, da qual tornou-se um dos rostos mais conhecidos.

Tônia Carrero no filme “Tico-Tico no Fubá”, de Adolfo Celi.

Foi protagonista de “Apassionata” (1952), de Fernando de Barros; “Tico-tico no Fubá” (1952), de Adolfo Celi; e “É Proibido Beijar” (1954), de Ugo Lombardi. Sempre que vinha para São Bernardo, a atriz hospedava-se no antigo Hotel Binder, na Av. Redenção.

O sucesso no cinema e nos palcos também se repetiu na TV. Em toda a sua carreira, Tônia integrou o elenco de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. No vídeo abaixo, trechos do filme “Apassionata”.

Vídeo: Reprodução / Youtube

Compartilhe!