Variedades

Caminho do Sal: rota ecoturística liga São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes

Caminho do Sal é uma rota ecoturística que conecta São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes. São cerca de 50km de muita aventura e belas paisagens em meio à Mata Atlântica.

O percurso, composto principalmente por estradas de terra e cascalho, é indicado para a prática de Mountain Bike, cicloturismo, caminhadas de longa distância, corrida rústica ou de montanha e cavalgada. Há trechos com diversos graus de dificuldade que atendem do esportista mais experiente ao iniciante.

A rota é dividida em três partes: Trecho do Zanzalá (15km), Trecho dos Carvoeiros (10km) e Trecho do Bento Ponteiro (25km). Estes trechos resgatam a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século XVII.

Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. A rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que motivou seu bloqueio, na época, pelo rei.

No caminho, você estará em meio à Mata Atlântica, poderá tomar banho de rio em águas límpidas, encontrará mirantes, avistará diversos monumentos históricos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e o primeiro oleoduto do Brasil.

São muitas atrações e percorrer o caminho possibilita, aos visitantes, o entendimento da dinâmica dos deslocamentos durante a exploração colonial do país.

Guia completo
É possível acessar a rota por qualquer um dos 3 municípios. Ela é autoguiada, aberta todos os dias da semana, e não é necessária inscrição. Um Guia de Ecoturismo com informações detalhadas sobre a rota, contendo mapas, fotos, dados históricos, como chegar e muitas dicas, pode ser acessado clicando aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-4507, de segunda à sexta, das 8h às 17h.


Compartilhe!
  • 1.9K
    Shares