São Bernardo promove terapia com polvos de crochê para bebês prematuros

O projeto “Polvo” tem como objetivo auxiliar bebês prematuros, que nasceram com menos de 36 semanas de gestação, internados nas unidades de cuidados intermediários.

O método foi desenvolvido na Dinamarca em 2013 e introduzido no HMU de São Bernardo em novembro do ano passado, durante a semana de comemoração ao bebê prematuro. Desde então, segundo a Prefeitura, cerca de 20 recém-nascidos já foram beneficiados pelo projeto.

De acordo com a médica responsável pela Unidade de cuidados Intermediários e Canguru (UCICA), Cíntia Testa José, o bicho de crochê ajuda a criança a se desenvolver. “Os tentáculos do polvo se assemelham ao cordão umbilical da mãe. Quando eles se agarram a esses bichos, acabam tendo a mesma sensação de quando estavam no útero, com isso, acabam ficando mais calmos. Esse efeito faz com que eles se desenvolvam na parte psicológica e na parte física, como no ganho de peso, por exemplo”, explica Cíntia.

Todos os bichos passam por um processo de esterilização antes de ser entregue aos bebês. Esse processo de limpeza se repete ao longo da internação. Além disso, as enfermeiras ensinam as mães o processo, para o polvo continuar limpo após a alta hospitalar.

Compartilhe!