Cotidiano

Conheça os bairros preferidos pelos morcegos em São Bernardo do Campo

Entre as atividades realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Bernardo, está a captura de morcegos que entram em residências e prédios comerciais.

Os técnicos do CCZ também verificam a existência do vírus da raiva no animal e orientam os moradores sobre como lidar com esses mamíferos.

Apesar do medo que provocam em muitas pessoas, os morcegos são considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. Além disso, fazem parte da fauna brasileira e, portanto, protegidos pela Lei Federal nº 9605 de fevereiro de 1998

Entre os bairros com maior incidência de chamados para retirada dos animais, estão aqueles próximos às regiões de mata ou à represa como Alvarenga, Botujuru, Montanhão e Riacho Grande, porém o Centro é um dos que mais solicita a presença do CCZ, por conta dos galpões e casas abandonadas.

De acordo com especialistas, para não atrair morcegos, é importante evitar a exposição de alimentos no quintal, manter o lixo bem fechado e tapar fendas ou buracos que possam servir de abrigo.

Solicitações para a retirada dos animais poderão ser feitas pela Central da Prefeitura, no telefone 0800-7708156, Rede Fácil e Aplicativo VcSBC.

Compartilhe!