Notícias

Lula preso ou solto? São Bernardo vive expectativa em torno de decisão judicial

Atualizado às 19h17

Na manhã deste domingo (8), Rogério Favreto, que atua como plantonista do TRF4 neste final de semana, acolheu o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente, ordenando que Lula fosse libertado ainda hoje.

Desde então, sua decisão se tornou alvo de polêmica na comunidade jurídica, mas foi reiterada por ele no final da tarde.

De férias, o juiz Sérgio Moro emitiu um despacho no qual considerava Favreto juridicamente incompetente para tal ato. O relator da Lava Jato no TRF4, João Pedro Gebran Neto também tentou derrubar a decisão.

Há ainda uma expectativa envolvendo o posicionamento do presidente daquele tribunal, Thompson Flores, sobre o caso.

A possibilidade de soltura do ex-presidente movimentou a militância do PT em São Bernardo do Campo. Manifestantes estão reunidos, neste momento, no entorno do Sindicato dos Metalúrgicos, para o que chamam de “vigília em defesa do ex-presidente”.

Em um caminhão de som estacionado no local, diferentes lideranças discursaram, entre elas o ex-prefeito Luiz Marinho que convocou partidários para aguardar a possível volta de Lula para São Bernardo. “Vamos receber Lula de braços abertos”, declarou o petista.

Segundo fontes ligadas ao PT, outros nomes do partido estão a caminho da cidade para participar do ato.

Atualização
A Produradoria da República da 4ª Região pediu que o habeas corpus do ex-presidente seja tirado das mãos do desembargador plantonista Rogério Favreto e encaminhado à 8ª Turma da Corte. Thompson Flores, presidente do tribunal, já se encontra no prédio para tomar a decisão.

Mais informações em breve.


Compartilhe!
  • 603
    Shares