Construção de aeroporto em São Bernardo volta ao debate

No ano de 2011, São Bernardo apresentou ao governo federal a ideia de construção de um aeroporto na cidade, o terceiro da região metropolitana de SP.

Em 2013, a então ministra de Planejamento e Orçamento, Miriam Belchior, afirmou que o projeto de construção do aeroporto de carga e executivo em São Bernardo era prioridade do governo Dilma.

Cerca de um ano depois, já em setembro de 2014, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, apresentou um orçamento de R$ 6 bilhões para tirar o projeto do papel.

Com a queda de Dilma e as crises econômica e política que se sucederam nos anos seguintes, o tema perdeu espaço e quase caiu no esquecimento até a chegada de dezembro de 2020.

Na última semana, um estudo apresentado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) reavivou a ideia que ganhou a simpatia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O documento da USCS sugere uma área localizada em São Bernardo do Campo, entre as rodovias Anchieta e Imigrantes, para receber a estrutura que custaria cerca de R$ 1 bilhão.

De acordo com o professor Volney Gouveia, titular da disciplina de Ciências Aeronáuticas da USCS, os terminais de Congonhas e Guarulhos estão saturados e o aeroporto do ABC pode ser uma alternativa à desindustrialização da região.

Segundo Gouveia, novos debates serão agendados em breve para amadurecimento da ideia e detalhamento do projeto.

Com informações do Repórter Diário, Diário do Transporte e Exame

Compartilhe!