ATENÇÃO: o artigo abaixo foi produzido em dezembro de 2019 com dados de pesquisa divulgada à época!
De olho nas eleições municipais do próximo ano, o instituto ABC Dados ouviu 500 moradores de São Bernardo do Campo para uma nova pesquisa eleitoral divulgada hoje (20).
Os resultados sugerem um cenário de disputa acirrada entre Luiz Marinho e Orlando Morando para 2020 com uma leve vantagem para cada um dependendo da modalidade da pesquisa.
Na intenção de votos espontânea para prefeito, o nome de Orlando Morando aparece com 9,6% das intenções, contra 6,2% para Luiz Marinho e 4% para Alex Manente. Nesse cenário, 63,6% do eleitorado não sabem em quem votar e 13,8% afirmaram que pretendem votar nulo.
Já na intenção de votos estimulada para o primeiro turno, o ex-prefeito Luiz Marinho aparece com 24%, seguido de Orlando Morando, com 19%. Alex Manente tem 17% das intenções, enquanto Rafael Demarchi fica com 4% e Vinícius Poit com 2%.
Aldo dos Santos, Cel. Nishikawa, Luiz Davanzo e Dr. Leandro também foram citados pelo eleitorado, alcançando 1% cada. 19% votariam em branco/nulo e 12% não souberam responder.
Rejeição
Segundo a pesquisa do ABC Dados, Orlando Morando possui 27% de rejeição do eleitorado, contra 25% anotados para Marinho e 8% para Manente.
Segundo turno
Ainda de acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno entre Marinho e Morando, o petista contabilizaria 38% dos votos contra 35% destinados ao tucano.
Outros dados
A pesquisa também avaliou outros cenários eleitorais e mediu o grau de satisfação do morador de São Bernardo com a cidade, a gestão atual e os serviços públicos oferecidos.
Veja os dados divulgados em formato PDF neste link.
Importante: artigo atualizado em 03/10/2020 para incluir alerta sobre a data de realização da pesquisa.