Coronavírus: São Bernardo anuncia suspensão das aulas nas escolas da cidade

Atualizado às 22h18

Em transmissão ao vivo, realizada pelas redes sociais na noite deste sábado (14), o prefeito Orlando Morando informou que as aulas na rede municipal de ensino e nas escolas particulares de São Bernardo serão suspensas a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de março.

De acordo com Morando, as creches e escolas ficarão abertas até quinta-feira (19) como forma das famílias se organizarem em virtude da paralisação, por tempo indeterminado, das atividades educacionais.

Instituições como Senai, Sesi, Etec, Colégio Termomecanica e Camp também devem suspender as aulas a partir do dia 20/03. O mesmo vale para escolas de idiomas e cursos profissionalizantes.

Já faculdades e universidades devem suspender as aulas a partir de segunda-feira (16). UFABC, Metodista, entre outras, já acataram a decisão e avisaram os alunos sobre a interrupção das atividades.

O objetivo dessa desmobilização da rede de educação, segundo o prefeito, é tentar impedir o avanço do coronavírus na cidade. Vale destacar que São Bernardo segue com 33 casos suspeitos e nenhum confirmado até o momento.

O secretário municipal do Meio Ambiente e sua esposa foram infectados, mas acabaram contabilizados entre os casos da capital, onde mantêm residência.

SUSPENSÃO DE EVENTOS
Além da paralisação das aulas, eventos com 300 pessoas ou mais também serão proibidos em São Bernardo, incluindo peças teatrais e shows musicais.

A própria Prefeitura havia organizado um feirão de emprego para a próxima semana. O mesmo já foi suspenso diante das novas determinações.

ESCOLAS ESTADUAIS
De acordo com o Governo de SP, as aulas na rede estadual de ensino serão suspensas, de forma gradativa, a partir de segunda-feira (16). As escolas ficarão abertas nos próximos dias apenas para orientação a alunos e familiares.

O QUE SEGUE FUNCIONANDO
Unidades básicas de saúde (UBS);
Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
Poupatempo;
Bom Prato;
Transporte público;
Atende Bem;
Hospitais;
Delegacias;
Academias;
Shoppings;
Supermercados;
Empresas em geral;

OUTRAS RECOMENDAÇÕES
Autoridades recomendam que a população evite aglomerações no transporte público e não frequente locais com grande circulação de pessoas, como templos religiosos.

A higiene pessoal deve ser prioridade. Lavar as mãos deve se tornar um hábito corriqueiro, evitando cumprimentos e compartilhamento de alimentos e objetos.


NOTA OFICIAL
A administração municipal divulgou na noite deste sábado (14) uma nota oficial com as novas decisões tomadas para contar o avanço do coronavírus. Leia abaixo na íntegra.

A Prefeitura de São Bernardo instituiu em 31 de janeiro deste ano, o Comitê de Combate ao Coronavirus, para alinhar monitoramento e medidas no município para prevenir riscos de transmissão direta do Covid-19.

Reunião deste sábado (14/03) definiu as seguintes ações:

EDUCAÇÃO
– A Rede Municipal de ensino reúne 208 escolas municipais e atende 82 mil alunos. As aulas serão interrompidas gradualmente a partir do dia 16 (não serão computadas faltas). A partir de segunda-feira, dia 23, a paralisação será total nas unidades de ensino. O mesmo foi recomendado para todas as escolas particulares do município.
– A Faculdade de Direito de São Bernardo está com as aulas suspensas a partir desta segunda-feira, dia 16. O mesmo foi recomendado para as demais instituições de ensino.
– As crianças não são publico alvo deste vírus, mas a desmobilização foi para restringir a aglomeração de pessoas. A escolas no município com 1.500 alunos.

ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS
– Todas as atividades já anunciadas nos dois setores estão suspensas por 15 dias. Isso refere-se as ações em teatros, oficinas culturais e ginásios.
-Copa SP de Judô cancelada.

– Parques da Cidade estão abertos e com funcionamento normal.

FEIRA DO EMPREGO
– Está suspensa a Feira do Emprego Jovem que ocorreria no 20/03, no CTR, de 16 a 25 anos.

BOM PRATO
– Seguirá, por hora, com funcionamento normal, de segunda a sexta-feira, com café da manhã, almoço e jantar

RECOMENDAÇÕES DO COMITÊ
– Para eventos privados, com mais de 500 pessoas, a recomendação é que eles sejam suspensos
– O mesmo foi estendido aos Templos Religiosos
– Já está suspenso desde ontem as aulas da Faculdade da Terceira Idade (FATI), bem como demais atividades do CRI (Centro de Referência do Idoso). O mesmo foi recomendado a rede particular, que trabalha com idosos.
– Só procure um equipamento de Saúde se apresentar algum dos sintomas do vírus.

SITUAÇÃO EM SÃO BERNARDO
– Até o momento, nenhum caso foi registrado na cidade
– 53 foram notificados
– Destes, 20 já foram descartados
– E os outros 33 estão em investigação
– Secretário de Meio Ambiente, José Carlos Pagliuca, teve resultado positivo e foi afastado da função. Ele reside em São Paulo. Os demais funcionários do setor estão em monitoramento.

ATENDIMENTO NA CIDADE
– De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os contatos de atendimento da Vigilância Edipemiologica são: 2630-6430 / 2630-6434 e 2630-6447
– 9 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO:
UPA-BAETA NEVES / UPA-RUDGE RAMOS / UPA-SILVINA-FERRAZÓPOLIS /
UPA-ALVES DIAS-ASSUNÇÃO / UPA-PAULICEIA / UPA-DEMARCHI / UPA-VILA SÃO PEDRO /
UPA-UNIÃO-ALVARENGA E UPA-RIACHO GRANDE
* Mais o Hospital e Pronto Socorro Central *


Compartilhe!