Memória

40 anos do Metrópole: o aniversário do velho ‘shopão’

Um dos mais antigos centros de compras da cidade e da região, o Shopping Metrópole completou no último mês de maio 40 anos de fundação.

Diante do cenário de pandemia e com as portas fechadas, o empreendimento celebrou o aniversário de forma discreta com uma publicação nas redes sociais.

Ao longo de quatro décadas, o shopping passou por várias transformações, começando pelo nome. Vale lembrar que, em 1980, o espaço foi inaugurado como Center Shop São Bernardo.

As primeiras gerações de frequentadores chegaram a apelidá-lo de “shopão”, talvez uma comparação com o Shopping Coração, localizado na Rua Marechal Deodoro, e inaugurado dois anos antes.

O Center Shop virou Metrópole em 1997 e trocou de dono em 1999, passando por novas ampliações, mudanças na arquitetura e modernização da fachada nas décadas seguintes.

A respeito da fachada, uma das mais famosas e ainda lembrada com carinho por frequentadores trazia um grande relógio na entrada principal (foto abaixo).

O shopping também abrigou empreendimentos que marcaram época, como Jumbo Eletro, Morita, Arapuã, Blockbuster, Merci Discos (ainda tem uma no Rudge Ramos) e o primeiro McDonald’s do ABC.

A partir de 2012, a construção do São Bernardo Plaza e do Golden Square ampliou a concorrência e fez o Metrópole se mexer e investir.

O centro comercial trouxe novas marcas e chega agora aos 40 anos, assim como seus concorrentes, esperando rever corredores e praça de alimentação movimentados outras vez.

Fotos: Arquivo / Google Images

Compartilhe!