A rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo vai retornar às aulas na próxima segunda-feira, dia 8 de março, em formato remoto. A informação foi confirmada pelo prefeito Orlando Morando por meio das redes sociais.
A entrega dos materiais e dos uniformes será feita através de reuniões com os pais e responsáveis ao longo desta semana. Cada escola convocará as famílias para combinar a retirada dos itens e orientar sobre as atividades on-line.
O aumento de casos do novo coronavírus e a sobrecarga no sistema de saúde foram as justificativas utilizadas pela administração municipal para adiar o retorno às aulas no formato presencial tanto no ensino público como no privado.
Ainda segundo a Prefeitura, mesmo com aulas on-line, o calendário escolar não será prejudicado e deve respeitar a carga horária mínima de 800 horas e os 200 dias letivos previstos pela legislação vigente.
A preocupação de pais e professores agora é com a qualidade do ensino a distância diante da dificuldade de muitas famílias que não possuem boa conexão de internet ou equipamentos adequados.
Na rede estadual, o Governo de SP anunciou a distribuição de chips com internet para alunos em situação vulnerável. Não há expectativa, até o momento, de que o mesmo seja feito em benefício dos estudantes das escolas municipais de São Bernardo.