Por Gustavo Bonini*
O vínculo da Scania com São Bernardo do Campo é longo, múltiplo e se reforça com o passar do tempo. Desde 1962, quando nos instalamos na cidade, até hoje, foram muitas transformações. Aqui investimos continuamente para a expansão física das unidades de produção, bem como na inovação tecnológica, nos mantendo como indústria de ponta global que faz os mesmos produtos de nossa sede, na Europa. Nem a pandemia da Covid-19 alterou este rumo.
No endereço da avenida José Odorizzi está a única planta da marca no mundo a agrupar em um só lugar a fabricação dos produtos – de para-choque a para-choque, ou seja, veículos completos. Isso é apenas um dos muitos indicativos do tamanho da confiança da empresa neste município, relevante não somente para a região do ABC paulista e do Estado de São Paulo, mas para o Brasil. O desenvolvimento local não ficou restrito ao impulso ocorrido quando aqui se formou o berço do setor automotivo. Empresas de outros setores fizeram a mesma aposta. Comércio e serviços também evoluíram e hoje são altamente competitivos.
A vocação logística completa as vantagens deste polo econômico estratégico para quem aqui se instala. Estamos perto do Porto de Santos, de aeroportos internacionais, de rodovias de interligação com a capital paulista e outras regiões do estado e do território brasileiro.
Gerar emprego para os são-bernardenses é uma das várias formas de interagirmos com a cidade que nos acolheu e continua nos abrigando. Vamos além dos fornecedores da cadeia automotiva. Estamos presentes na agenda local e regional, buscando estreitar a cooperação com a comunidade, participando e promovendo atividades em parceria com escolas, academia, poder público e setor privado. Um de nossos orgulhos é o programa de Turismo Industrial da Prefeitura, por meio do qual abrimos as portas de nossas fábricas para estudantes, empresários, visitantes de todas as regiões do país e, claro, moradores da cidade.
A pandemia nos possibilita estar em reunião virtual em qualquer lugar do mundo, mas nosso processo produtivo é físico e aqui. Nossos caminhões, chassis de ônibus, motores industriais e marítimos, toda nossa solução logística permanece sendo feita na comunidade e por colaboradores são-bernardenses.
Nosso envolvimento com a comunidade que nos acolheu e nos cerca é nosso jeito de retribuir simbolicamente à população e à cidade. Vinte de agosto é a data em que aproveitamos para reiterar nosso agradecimento e reconhecimento. Cada vez mais somos um cidadão são-bernardense que se chama Scania.
*Gustavo Bonini é Diretor Institucional da Scania Latin America.