Memória Notícias

Termomecanica celebra 79 anos de fundação como líder de mercado

Neste mês de outubro, a Termomecanica São Paulo S/A (TM) celebra 79 anos de fundação, mantendo-se líder no setor de transformação de metais não ferrosos em produtos semielaborados e produtos acabados.

É da fábrica de São Bernardo que saem barras, vergalhões, perfis, fios, laminados, tubos para refrigeração, tubos para aplicação industrial, tubos para condução de água e gás, entre outros itens.

Com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares, a TM foi fundada em 1942 pelo Engenheiro Salvador Arena, empresário de origem líbia que investiu apenas 200 dólares na implantação da companhia.

Antigas instalações da Termomecanica. (Foto: Acervo / TM)

O sucesso da TM, inicialmente instalada em um galpão na capital paulista, fez com que Arena procurasse por um terreno maior, o que o levou a escolher São Bernardo do Campo.

A fábrica do Rudge Ramos foi construída na década de 1950, pouco tempo antes da chegada das montadoras e em meio ao crescimento econômico impulsionado pela abertura da rodovia Anchieta.

Salvador Arena faleceu em janeiro de 1998, mas a Termomecanica seguiu seu rumo de crescimento, abrindo unidades e escritórios em outras cidades e países, e ampliando o leque de produtos, como mostra o recém-ingresso no mercado de alumínios.

Salvador Arena em seu escritório no Rudge Ramos. (Foto: Acervo / TM)

No vídeo institucional abaixo, produzido em 2019, é possível conhecer um pouco mais sobre a empresa e sua contribuição para a comunidade local.

Vídeo: Reprodução / Youtube Termomecanica


TRAJETÓRIA DE SALVADOR ARENA

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do fundador da Termomenica que deixou sua fortuna para a educação (leia aqui).


VAGAS NA TERMOMECANICA

A empresa está com oportunidades abertas na produção em São Bernardo. Conheça os detalhes e saiba como se candidatar neste link.


OUTRA ANIVERSARIANTE

Quem também fez aniversário nos últimos dias foi a fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo, a primeira da montadora fora da Alemanha. Veja os detalhes neste link.

Com informações da assessoria

Compartilhe!