Notícias

Golpe do PicPay faz vítimas em São Bernardo

Ao menos três moradores de São Bernardo entraram em contato com a redação para alertar que caíram no chamado “Golpe do PicPay”.

Alegando tratar-se de uma promoção de aniversário da empresa de serviços financeiros, bandidos entram em contato com as vítimas via WhatsApp e prometem R$ 200 via Pix.

Os golpistas enviam um link malicioso, pedem para que a pessoa responda às perguntas e depois compartilhe com os amigos (imagem abaixo).

Ao responder todas as questões, uma nova mensagem é enviada para a vítima, informando que ela ganhou a promoção e que por isso irá receber um pix de R$ 200.

Para dar mais veracidade, os golpistas ainda encaminham supostos prints com relatos falsos em redes sociais, de pessoas que teriam recebido o prêmio.

Essa manobra tem como objetivo final dar aos bandidos o acesso total ao celular da vítima para roubar dados pessoais.

CAI NO GOLPE, E AGORA?

Ao perceber que pode ter sido vítima, a pessoa deve primeiramente reunir todas as provas possíveis, como prints das conversas do WhatsApp, áudios e histórico de ligações, se houver.

Em seguida, deve procurar uma delegacia de polícia civil para fazer um boletim de ocorrência e apresentar as provas. Esse tipo de prática é configurado como crime de estelionato.

Com informações do UOL

Compartilhe!