Notícias

GCM de São Bernardo e Polícia Civil deflagram nova operação contra furto de fios

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta segunda-feira (21/11), nova operação que visa desmantelar esquema de furtos de cabos elétricos no município. A ação mira identificar possíveis receptadores desse tipo de material.

A operação desta segunda-feira envolveu 43 viaturas das duas forças de segurança e cerca de 100 agentes, entre guardas civis, policiais e fiscais de postura da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico. Durante a operação, os agentes apreenderam 25 quilos de fios elétricos cuja origem é suspeita de ser produto de furto. O material foi levado para o 6º DP da cidade, onde será averiguado.

Ao todo, foram vistoriados 20 estabelecimentos que comercializam sucatas (conhecidos como ferros-velhos). É nesses locais que os materiais furtados são vendidos. “O resultado da operação de hoje, em comparação com outras ações que fizemos ao longo do ano, mostra que essa investida contra esse tipo de crime tem gerado resultados. Se antes houve prisões em flagrante e dezenas de apreensões, agora identificamos uma redução significativa do número de receptadores”, frisou o prefeito Orlando Morando.

INTEGRAÇÃO – A integração entre GCM e a Polícia Civil para a realização desse tipo de operação permite que locais previamente definidos sejam vistoriados e, caso sejam encontradas irregularidades, que materiais suspeitos sejam apreendidos. “A perseguição a esse tipo de crime tem que ser constante. É por isso que promovemos a integração entre a GCM e as policiais e rotineiramente promovemos essas operações. Temos tido resultados importantes. Além de um problema de segurança pública, furtos de fios elétricos e semafóricos também impactam na segurança viária e demandam gastos com substituição”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

Compartilhe!