Cotidiano Memória

O dia em que Pelé jogou em São Bernardo

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu no último dia 29 de dezembro, aos 82 anos. Autor de 1.281 gols, jogou pelo Santos, pela Seleção Brasileira e pelo Cosmos, nos EUA.

Curiosamente, o primeiro gol marcado pelo Rei com a camisa do Santos ocorreu no Grande ABC. O feito aconteceu em jogo amistoso com o antigo Corinthians de Santo André, em 7 de setembro de 1956.

Demorou um bom tempo, mas o Rei também deixou sua marca em terras são-bernardenses. Foi em 9 janeiro de 1974, quando o Peixe enfrentou o Palestra de São Bernardo, partida que marcou a primeira e única atuação do Rei no Estádio Vila Euclides (atual 1º de Maio).

O jogo realizado numa quarta-feira terminou em 4 a 0 para o Peixe com participação de Pelé que ali marcou o seu gol de número 1.200 na carreira (veja ficha completa abaixo).

Ao final da partida, o então prefeito Geraldo Faria Rodrigues entregou ao Rei a estatueta de João Ramalho, uma das principais condecorações do município concedidas a personalidades.

Pelé esteve outras vezes em São Bernardo com o time do Santos que promovia a concentração dos jogadores na Chácara Nicolau Moran, localizada no km 34 da Rodovia Anchieta.

Dirigentes do clube estiveram no local na semana passada para uma vistoria e estudam a possibilidade de revitalizar a chácara e transformá-la em atrativo turístico.

Pelé caminha pela chácara Nicolau Moran na década de 1970. (Foto: UOL)

A última passagem do Rei por aqui ocorreu em 2013 quando visitou a fábrica do Volkswagem para uma campanha interna da companhia. Ele visitou as instalações da empresa e tirou fotos com funcionários.

Durante a visita do astro do futebol, o alemão Thomas Schmall, presidente da montadora à época, brincou com as marcas do Rei. “Somente a Volkswagen conseguiu fazer mais gols que ele”.

Pelé entre funcionários da Volkswagen em 2013. (Foto: Acervo / VW)

FICHA DO JOGO
09/01/1974 – Palestra de São Bernardo 0 x 4 Santos
Gols: Nenê aos 22min e Pelé aos 39min do primeiro tempo; Nenê aos 29min e Piter aos 32min do segundo tempo.
Local: Estádio Primeiro de Maio – Vila Euclides – São Bernardo do Campo
Competição: Amistoso
Renda: Cr$ 109.630,00
Público: 6.352 pagantes + 934 menores + 298 autoridades (7.584 total)
Árbitro: Alberto Isidoro
SFC: Cejas (Willians); Hermes, Marinho Perez,Vicente (Roberto) e Zé Carlos; Clodoaldo (Léo Oliveira) e Brecha; Mazinho (Piter), Nenê, Pelé (Babá) e Edu. Técnico: Pepe
PSB: Tarcisio (Ricardo); Zé Pedro (Manú), Azeitona, Leme e Didi; Caiuba (Licinho) e Jaime; Baiano, Alemão (Claudinho), Teleco e Beiroca.

No recorte abaixo, reproduzido a partir do acervo do Estadão, a notícia publicada pelo jornal sobre a partida ocorrida em São Bernardo.

Com informações do Estadão, DGABC, Blog Palestra São Bernardo Sempre

Compartilhe!