Notícias

Nova droga sintética que causa ‘efeito zumbi’ já circula pelo ABC

Prefeituras de todo o país tem alertado a população para os graves efeitos colaterais do entorpecente K2, canabinoide sintético recém-chegado ao Brasil.

Só neste ano, centenas de suspeitas de intoxicação envolvendo o entorpecente foram registradas na região metropolitana de SP, incluindo o Grande ABC. É possível achar o entorpecente por R$ 5.

A farmacêutica bioquímica e pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (BEBRID), Dra Solange Aparecida Nappo, explica que os canabidióides sintéticos, a exemplo do K2, “são produtos químicos em pó que são misturados com solventes e pulverizados em ervas ou até mesmo em papel. Por se tratar de uma substância com efeito maior do que a maconha convencional, seu poder de dependência é maior”.

A substância é uma droga sintética que é pulverizada em qualquer tipo de erva, incluindo tabaco, para ser fumada. Popularmente é chamada de “K2”, “K4”, “K9”, “Spice” ou similares.

Entre os principais sintomas estão relaxamento, euforia, alucinações, perda de coordenação, taquicardia, pensamentos descontrolados ou confusão mental, agitação, ansiedade, paranoia, comportamento agressivo e violento, desmaios, vômito, dificuldades respiratórias.

A pesquisadora ainda alerta que a substância pode ter um efeito até 100 vezes mais potente que a cannabis, entretanto não pode ser confundida com maconha sintética. “Sua composição química falha em imitar os efeitos do THC (um composto da maconha) e produzem efeitos negativos que não são originalmente causados pela cannabis”, afirma Solange.

Compartilhe!