Memória

Conheça o Cambuci, fruta típica da nossa região

O Cambuci é uma fruta típica da Mata Atlântica, originária do Brasil. É uma fruta pequena, com formato oval e de cor verde quando ainda está imatura. Quando madura, sua cor muda para amarelo-claro e sua casca torna-se mais macia.

Além disso, o Cambuci tem um sabor bastante peculiar, sendo descrito como uma mistura de doce e azedo. É uma fruta pouco conhecida fora do Brasil, mas muito apreciada em algumas regiões do país, especialmente no estado de São Paulo.

O Cambuci pode ser consumido in natura, mas também é utilizado na produção de doces, geleias, sorvetes e licores. Além disso, suas propriedades medicinais são bastante conhecidas, sendo utilizado para tratamento de problemas gastrointestinais, infecções e até mesmo como anti-inflamatório.

No entanto, é importante lembrar que o Cambuci é uma fruta sazonal e seu período de colheita ocorre entre os meses de dezembro e março. Além disso, é uma fruta bastante perecível, por isso deve ser consumida o mais rápido possível após a colheita.

Vale lembrar que neste final de semana, 15 e 16, São Bernardo promove um evento totalmemente gratuito reunindo gastronomia, feirinha do Cambuci, apresentações Culturais, artesanato, circo e artes marciais, além de oficinas para ensinar receitas a crianças e adultos (Saiba mais aqui).

 

Compartilhe!